sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ANASC

A ANASC, Associação Nacional de Animadores Socioculturais foi fundada em Janeiro de 1996 em Vila Real, Trás-os-Montes, no seguimento de um primeiro congresso sobre Animação Sociocultural realizado em 1995 naquela cidade.

Tendo como objectivos estatutários "promover a reflexão sobre a formação de Animadores Socioculturais ou Animadores Culturais (...). Contribuir para a definição da carreira e do Estatuto dos Animadores Socioculturais. Organizar encontros, colóquios, conferências, seminários e congressos. Promover a formação de Animadores Culturais e Socioculturais. Organizar grupos de trabalho para a investigação, estudo e análise das questões da Animação e dos Animadores. Promover o intercâmbio e cooperação com Associações e Organismos nacionais e estrangeiros similares. Edição e divulgação de jornais, revistas e livros sobre Animação e Animadores."

Neste sentido, foram já realizados seis congressos (Vila Real - 1995, Vila Real - 1996, Viana do Castelo - 1997, Viseu – 1998, Coimbra – 1999 e Espinho - 2001), nos quais participaram diversos especialistas nacionais e estrangeiros, transformando estes acontecimentos em importantes centros de discussão e de reflexão sobre a problemática da Animação Sociocultural e dos Animadores Socioculturais.

Dando continuidade aos objectivos da Associação e a uma antiga aspiração dos Animadores Socioculturais, após o Congresso realizado em Viseu, foi desenvolvido um processo de elaboração do Estatuto e da Carreira do Animador Sociocultural, baseado na constituição de um grupo de trabalho com animadores oriundos de diversas regiões do País e com experiências muito diferentes. Durante um ano este grupo de trabalho foi construindo os documentos que em Novembro de 1999 foram aprovados na Assembleia Geral da ANASC em Coimbra e ratificados pelo Congresso reunido nessa mesma cidade. Nasceu assim o primeiro Estatuto do Animador Sociocultural em Portugal depois de muitos anos de discussão.

A institucionalização do Estatuto aprovado tem sido uma das preocupações das várias direcções da ANASC, sem que até ao momento tenha sido possível concretizar esse objectivo.

Para além dos congressos realizados a ANASC promoveu em 2002 um seminário com o tema “Animação Sociocultural e Participação”, em Palmela, que contou com a participação de oradores nacionais e estrangeiros.

A ANASC tem, igualmente, editados diversas publicações sobre Animação Sociocultural.

Em 2004 realizou-se o VII Congresso de Animação Sociocultural que decorreu em Setúbal nos dias 4, 5 e 6 de Março.


(http://anasc.no.sapo.pt/)

Sem comentários:

Enviar um comentário